quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Primeiro Passo, diversificacao por classes



Como dito no primeiro post, este blog vai se desenvolver durante a organizacao da casa de um pequeno investidor, desde a definicao do plano e acompanhamento mensal da(s) estrategia(s).

Não pretendo operar como um robô, seguindo números e percentuais ao pe da letra, entretanto, quero definir e acompanhar estes objetivos mensalmente de forma a evitar desvios no percurso de maneira emocional por causa de preços ou ruídos da mida.  Como 2014 promete muitas emocoes acredito que sangue frio sera fundamental para um bom resultado no final do ano.

Pretendo criar pequenos objetivos, passos, de maneira bem independente e ajustar minha carteira aos poucos a esses objetivos com novos aportes e com pouca movimentacao na carteira atual.

O primeiro passo/objetivo sera definir uma estrategia para minha diversificacao entre  classes de investimentos. Acredito esta diversificacao fundamental pois classes inteiras podem sofrer drasticamente neste, como o bovespa em relacao as eleicoes, ranking ou ate mesmo a RF(vide a atitude da turquia), FED etc... Desta forma prefiro ser um pouco mais defensivo, me protegendo em 4 classes de investimento do que uma fazer profunda e difícil analise de calcular as provabilidades estatiscas do que acontecera em 2014, resumindo, não sei e tenho preguiça ate de começar pensar em hipóteses de 2014.
 

A tabela abaixo descreve o plano inicial de diversificacao:

DescricaoPercentual
Acoes60%
TD20%
FII10%
Moeda(Euro)10%

A classe bovespa, mais especificamente acoes continuara com o maior peso na minha carteira por vários motivos: A começar pelo histórico onde em 2013 grande parte do ano, esta categoria recebeu mais de 90%, o que já representa uma grande reducao. Outro ponto pessoal acredito que seja o perfil mais arrojado de um jovem pequeno investidor que tem tempo para esperar frutos no longo prazo de boas empresas.

Avaliando agora o mercado e não minhas caracteristicas pessoais, o ano de 2014 parece ser mais imprevisivel ainda, com toda esta historia sobre o FED, copa do mundo e eleicoes e só reforça o interesse de diversificar o reduzir gradualmente o peso de carteira atual em quase 30%.

Já o Tesouro direto vai voltar a minha carteira depois de tantas altas na selic. Aparentemente a selic vai continuar a subir e estou me preparando para visualizar "perdas" no curto prazo, porem com aportes regulares acredito que posso de maneira simples fazer um bom investimento, não o melhor, não o pior e sem mais complicacoes. Meu título preferido e' NTN-B Principal 2035.


Os FIIs também estão novamente na area, desta vez pretendo fazer investimentos  mais conscientes(apesar da sorte de principiante que tive no passado) e sei que isto me ocupara um tempo adicional para montar esta carteira. Já estou estudando/seguindo uma serie de sites e sugestões dicas são bem vindas! Existe também grandes chances que o peso deste item seja revisado em junho com mais conhecimento sobre assim como outras variáveis pessoas e econômicas... veremos...


Algo um pouco mais diferente e que entrou aqui meio que por acaso foi o Euro. Como desde ano passado estava planejando uma viagem para a Europa, comecei a comprar euros há alguns meses afim de ter um bom "pm" e um futuro menos incerto. Aliado a isso também fiz alguns pequenos freelas e uma outra pequena fonte de renda de publicidade que pingou alguns euros em uma carteira virtual.

Juntando meus planos pessoais a estabilizacao do Euro, decidi promove-lo a investimento gracas a instabilidade de real e a incerteza de 2014 que acredito que desafia os analistas mais profissionais.


Para mim, a parte mais importante vem abaixo, gostaria de ouvir sua opniao sobre este primeiro objetivo.

5 comentários:

  1. Já adicionei vc, Depois me adiciona tb.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante uma reserva de PETR para iniciar na venda coberta. Ajuda a remunerar a carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Wagner.

      Ja tenho PETR em minha "antiga" cateira de acoes, valeu a dica, tenho ouvido muita gente falando sobre o VC, o que me anima e assusta ao mesmo tempo.

      A ideia do blog aqui e' promover uma organizada na minha carteira, afim de ter uma boa e balanceada carteira para acumulacao de patrimonio o que me faz pensar que tenho um longo caminho antes de olhar em rentabilizacao extras desse patrimonio...

      De qualquer forma, valeu a dica, e esta anotada aqui como um passo para o meu investimento perfeito :)

      Volte sempre

      Excluir
  3. Mais um que foi expulso da Bolsa !
    Nem passou do primeiro post no blog kkkk, mas que piada este cara !
    O mercado não tolera aquele que não faz a lição de casa.
    Bora chorar no colo quente da mãe.

    ResponderExcluir